SECIS INFORMÁTICA


NOTÍCIA

NOTICIA

17 de maio: Dia Mundial da Internet

Dynabook, uma garantia de qualidade e segurança informática

Dicas para navegar com segurança na internet

 

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Internet deixamos-lhe aqui algumas dicas que o vão ajudar a navegar na internet com mais segurança.

 

1. Não instale software ou plug-ins suspeitos

Os plug-ins são muito utilizados por serem uma forma simples de adicionar funções ao browser. No entanto, existem diversas extensões maliciosas que têm roubado dados dos utilizadores e até mesmo se apoderado dos computadores das vítimas para realizar ataques.

Sendo assim, no momento de efetuar o download de softwares ou plug-ins escolha apenas os que pertencem a empresas de que já ouviu falar e utilize sempre a página oficial do seu browser.

 

2. Bloqueie pop-ups

Para evitar problemas configure o seu browser para bloquear pop-ups. Algumas janelas pop-up são utilizadas para distribuir malware (software que danifica dispositivos, rouba dados e causa o caos) e aplicar golpes de phishing para obtenção de informações pessoais e confidenciais (como credenciais de login ou números de cartão de crédito).

 

3. Cuidado com links nas redes sociais

São imensas as histórias engraçadas que circulam nas redes sociais e que despertam a nossa curiosidade, mas muitas delas não passam de armadilhas perfeitas que os cibercriminosos montam para enganar os utilizadores menos atentos.

 

4. Nunca atualize um player de vídeo apenas para assistir a um vídeo

Uma medida de segurança básica para os utilizadores é manter programas como o Flash e o Java sempre atualizados, uma vez que as versões mais antigas permitem aos criminosos encontrar uma forma simples para atacar os seus computadores. No caso de um vídeo solicitar que faça uma atualização para assisti-lo não clique, pois provavelmente será instalado malware que poderá danificar o seu dispositivo.

 

5. Cuidado com presentes “gratuitos” online

São cada vez mais visíveis nas redes sociais os sorteios de produtos como forma de atrair seguidores e obter mais leads, mas fique atento aos casos em que lhe são pedidos dados pessoais para participar. Esta é uma forma muito fácil que os cibercriminosos utilizam para recolher informações confidenciais.

 

6. Nunca guarde passwords no browser

Alguns browsers podem exibir as passwords em texto caso outro utilizador use o seu computador. Além disso, também podem ocorrer problemas caso se tenha esquecido de terminar a sessão da sua conta de e-mail ou redes sociais. Aconselhamos a que limpe o histórico do browser com regularidade e utilize um gerador de passwords.

 

Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis.

SECIS informática, Lda.

Sede: Rua do Centro Paroquial nº 5 - lojas A-B 2120-113 Salvaterra de Magos

Filial: Avenida do Uruguai, nº 32 B 1500-614 Lisboa

Tel: +351 263 509 030 Chamada para a rede fixa nacional 

Email: geral@secis.pt

Horário:
Segunda a Sexta
9h00 às 12h30
14h00 às 18h00

Política de Privacidade
Livro de reclamações

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

©2019 SECIS Informática, lda. - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Bomsite
Host | Anydesk