SECIS INFORMÁTICA


NOTÍCIA

NOTICIA

A importância da limpeza interna de um computador

Dynabook, uma garantia de qualidade e segurança informática

Quando se fala em limpeza do computador, o primeiro pensamento que temos é sobre o software: correr o antivírus, limpar os registos, desfragmentar os discos, etc... Mas se o sistema operativo precisa de uma manutenção preventiva com regularidade, o mesmo se aplica ao hardware do seu PC.

Talvez nunca tenha pensado nisso, mas imagine uma caixa com pequenas entradas que permanece imóvel por meses (ou talvez anos) sem que ninguém a limpe. Já pensou na camada de pó que se forma no seu interior? Pois é. Isto acontece aos computadores e estão na origem de algumas das avarias.

 

Quais os itens mais afetados pela falta de limpeza interna?

 

Cooler – responsável pela refrigeração do processador. 

Uma das questões mais importantes para um computador é a temperatura em que está a trabalhar. Durante a sua utilização o computador aquece tanto que depende de ventiladores próprios que garantam uma temperatura funcional. Um cooler que seja afetado pela acumulação de pó, prejudica diretamente a refrigeração, causando assim o sobreaquecimento do processador que acaba por desligar o PC como segurança. 

Outra agravante da entrada de pó no cooler é a diminuição da velocidade habitual da sua rotação (entre 2 mil a 5 mil rotações por minuto). Qualquer peso excedente em cima das suas pás obriga-o utilizar maior força para girar e isso pode fazer uma grande diferença na performance do cooler ou provocar mesmo a sua queima. 

 

Motherboard ou mainboard (Placa mãe) - responsável por conectar e interligar componentes como memória RAM, disco rígido e placa gráfica.

Quando a sujidade se acumula entre os terminais destes componentes e se entranha em vários locais da placa, provoca a sua oxidação e degradação o que leva à ocorrência de problemas como: encerramentos repentinos e intermitência nos componentes, uma vez que é ela que alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte de alimentação. Portanto, manter a motherboard limpa e com todas as suas conexões isentas de pó mantém o PC funcional e em bom estado de conservação.

 

HD (disco rígido) 

Lembramos que a poeira existente no ar contém todo tipo de partículas que podem ser condutoras ou não e que se entranham nas conexões de alimentação, dados e na placa lógica do disco, causando intermitência no seu funcionamento ou até uma paragem o que significa perda de dados/arquivos.

 

Fonte de alimentação 

Limpar a fonte de alimentação do PC regularmente é muito importante para mantê-la a funcionar perfeitamente. Assim como nas peças anteriores, a fonte acumula poeira, o que pode afetar os seus componentes e impedir que a energia seja transmitida entre eles.

 

Placa de vídeo

Uma manutenção na placa de vídeo, placa de som, rede, e demais placas de expansão também devem ser limpas de vez em quando para garantir um bom funcionamento.

 

Com que frequência se deve limpar um computador?

A frequência das limpezas depende muito do local onde tem instalado o equipamento, quão exposto ao pó ele está e do seu grau de preocupação com ele. Uma vez por mês seria ótimo, de 3 em 3 meses é aceitável, mas o MÍNIMO que recomendamos é de 6 em 6 meses. Mais que isto começa torna-se arriscado. 

 

Agora que já conhece quais os principais problemas causados pela falta de limpeza interna do seu computador, que tal agendar uma manutenção do mesmo?

SECIS informática, Lda.

Sede: Rua do Centro Paroquial nº 5 - lojas A-B 2120-113 Salvaterra de Magos

Filial: Avenida do Uruguai, nº 32 B 1500-614 Lisboa

Tel: +351 263 509 030 Chamada para a rede fixa nacional 

Email: geral@secis.pt

Horário:
Segunda a Sexta
9h00 às 12h30
14h00 às 18h00

Política de Privacidade
Livro de reclamações

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

©2019 SECIS Informática, lda. - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Bomsite
Host | Anydesk